terça-feira, 23 de março de 2010

Fim da redução do IPI aumenta procura de veículos no mês de março

Diminuição concedida pelo Governo Federal em dezembro de 2008 acaba dia 31; se o carro for produzido a partir de 1° de abril, o valor já sai mais caro

Da Redação do pe360graus.com

Quem trabalha com venda de carros novos e usados, garante: esta é uma boa hora para fazer compras. Isso porque termina no próximo dia 31 a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A redução foi concedida pelo Governo Federal em dezembro de 2008, num pacote para combater a crise econômica que o mundo atravessava àquela época.

O aposentado Edson Felipe já foi em várias lojas. Fez cotações e está apressado para aproveitar a redução do imposto. O carro zero que ele procura custa hoje R$ 31.290 mil. A partir do próximo mês, sobe para R$ 32.540 mil. “Já fiz a pesquisa de valores e vi que a hora de correr atrás do carro é agora, pois o desconto é significativo”, falou.

Para garantir o desconto não basta comprar até o dia 31 de março. A nota fiscal da fábrica tem que ser emitida até esta data. Se o carro for produzido a partir de 1° de abril, já sai mais caro.

As alíquotas do IPI voltarão aos índices originais de dezembro de 2008. O modelo mais vendido, o carro com motor 1.0, será reajustado em 4%, voltando aos 7%. Na concessionária onde Bruno Lima trabalha como gerente, no bairro da Encruzilhada, o estoque é suficiente para cinco dias.

Ele conta que está negociando com a fábrica para atender os pedidos. “Estamos correndo atrás de carros para poder atender a demanda.Hoje, a pronta-entrega praticamente não existe. Fazemos vendas para entregar entre 30 e 40 dias”, disse.

O aumento do IPI também se reflete no setor de usados. Numa agência concessionária de Olinda, o estoque está 15% abaixo do normal. Por dois motivos: muita gente está esperando o aumento do carro zero para vender mais caro e, ao mesmo tempo, motoristas atentos correm para fechar negócio enquanto o preço não sobe. É caso do empresário Maylon Dias. “Quero comprar logo, porque sei que o preço vai aumentar bastante”, disse.

O dono da empresa explica que o aumento de preço dos carros usados não deve ser imediato, mas também não vai demorar muito. “A gente está esperando para ver como o mercado aceita essa volta dos preços para a gente poder adequar à tabela de preços. Isso deve durar entre 30 e 40 dias, por isso o momento de comprar é agora”, explicou o dono de loja Carlos Vilar.

Este texto é uma reprodução .

Fonte: http://pe360graus.globo.com/noticias/economia/comercio/2010/03/23/NWS,509911,10,195,NOTICIAS,766-FIM-REDUCAO-IPI-AUMENTA-PROCURA-VEICULOS-MARCO.aspx